domingo, 22 de fevereiro de 2009

Modelo de Projeto: Carnaval

PROJETO FOLIANDO NO CARNAVAL
Publico Alvo: Comunidade escolar
Duração: data
Início: data
JUSTIFICATIVA:
Este projeto se justifica a partir da constatação de que tanto os alunos, quanto os professores desta UE, estavam necessitando de algo que os estimulassem na aplicação de atividades motivadoras que os envolvessem prazerosamente. Aproveitando o período de carnaval, a Sala de Leitura elaborou este projeto, com o fim de resgatar a história e a cultura tão ricas que envolvem os folguedos carnavalescos.Assim, respeitando a individualidade e religiosidade da comunidade, preparamos um grande baile de carnaval, com o objetivo de agitar a comunidade escolar, motivando-os e incentivando-os a participa-rem ativamente dos preparativos da nossa festa carnavalesca.
OBJETIVOS:
• Despertar no aluno o interesse e a curiosidade em relação às Folias de Carnaval;
• Resgatar culturas e tradições esquecidas para os mais velhos e desconhecidas para os mais novos;
• Levar o aluno a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.
RECURSOS:
• CDS com músicas carnavalescas;
• Pesquisas na Internet; (Origem do carnaval);
• Dicas retiradas do RJ TV.
ESTRATÉGIAS:
• Jornais e revistas coloridas;
• Garrafas Pet;
• Copos descartáveis;
• Latinhas de alumínio;
• Papéis coloridos, ofício, pedrinhas, grãos de feijão, arroz, canudinhos.
DESENVOLVIMENTO:
A idéia do projeto de carnaval foi levada à direção e aos professores, sendo aceita por todos sem restrições. Começamos então, a por em prática a través de planejamento, o que cada turma iría apresentar no dia marcado para o nosso Baile de Carnaval.Começamos as atividades, apresentando o carnaval às turmas sob forma de pesquisa, trabalhos em grupos na confecção de materiais usados nas folias de carnaval.As marchinhas carnavalescas foram selecionadas e distribuídas nas turmas para serem trabalhadas como atividades em sala de aula, cantadas e na construção de livros e cartazes para exposição.
Organizamos vários Blocos carnavalescos, de acordo com a música ensaiada na sala de aula, para concluir o nosso trabalho.
Músicas selecionadas por blocos:
Mamãe Eu Quero 1ª Série
Se a Canoa não Virar 2ª Série
Me dá um Dinheiro Aí 3ª Série
Índio Quer Apito 3ª Série
Jardineira 2ª Série
A Lambreta 2ª Série
Ô Que Calor 4ª Série
Bandeira Branca 3ª Série
CONCLUSÃO:
Este Projeto, foi concluído no dia 16 de fevereiro de 07, com a organização de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula:Livros temáticos;Cartazes;Fantasias. Fechando toda a programação com desfile dos blocos carnavalesco e um baile de carnaval, onde todos nos divertimos muito.A festa foi maravilhosa. O resultado estava estampado no sorriso de satisfação de todos os presentes na escola e participantes deste evento experimental.
Disponível em:

Um comentário:

Oleg disse...

Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.