segunda-feira, 1 de setembro de 2008

As Tecnologias da Informação criando espaços de Construção do Conhecimento


As tecnologias da informação e comunicação (TIC) criaram novos espaços de construção do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, a residência e o espaço social tornaram-se educativos. Cada dia mais pessoas estudam em casa, podendo, de lá, aceder ao ciberespaço da formação e da aprendizagem à distância, buscar fora das escolas a informação disponível nas redes de computadores e em serviços disponibilizados pela Internet que respondem às suas exigências pessoais de conhecimento. O ciberespaço rompeu com a idéia de tempo próprio para a aprendizagem. O espaço da aprendizagem é aqui, em qualquer lugar; o tempo de aprender é hoje e sempre. As conseqüências de tudo isto para a escola, para o professor e para a educação em geral são enormes. As mudanças tecnológicas são rápidas e plenas de oportunidades, mas também imprevisíveis e cheias de incertezas. Os ambientes de aprendizagem do futuro serão necessariamente abertos e flexíveis, interativos, combinando diferentes modos e estilos de aprendizagem dependendo do objeto de estudo, do aluno, do professor, do contexto, respeitando o nível de desenvolvimento cognitivo de cada um.
Atualmente, a proposta de atividades realizadas nestes ambientes de aprendizagem, permite o desenvolvimento de uma inteligência coletiva, dinâmica e inovadora, despertando em cada usuário, a vontade de usufruir cada vez mais deste instrumento que os novos modelos de tecnologia oferecem. Dentre estes instrumentos, destacam-se as wikis educativas, os portais educacionais, bibliotecas virtuais e sites educacionais de maneira geral; que nortearam esse processo de ensino-aprendizagem, através da tecnologia.
As wikis, tornaram-se bastante populares após o surgimento da Wikipédia, que nada mais é do que um sítio (site) na Web, para o trabalho coletivo de um grupo de autores, a sua estrutura lógica é muito semelhante à de um blog, mas com a funcionalidade acrescida de que qualquer um pode juntar, editar e apagar conteúdos ainda que estes tenham sido criados por outros autores. O wiki possibilita o desafio do que é e pode ser a comunicação. Segue os exemplos:
Disponível em:

No endereço acima, temos uma wapedia, que na verdade, é uma wiki de Educação Infantil, que aborda sobre a origem da Educação Infantil pelo mundo, seu princípio no Brasil, legislações da modalidade, bem como oferece links para outros sites de conteúdos diversos.

Disponível em:

O endereço acima, analisa a importância da matemática para nossa vida, suas contribuições para o nosso cotidiano e ações para serem trabalhadas no decorrer das atividades, principalmente no que se refere a Educação Infantil; mesmo porque, já que matemática faz parte da nossa vida, desde o nosso nascimento, porque não delimitarmos estratégias para o maior contato dessa matemática no nosso cotidiano? Essa wiki orienta sobre essa temática, confirmando que “ela nos acompanha em muitos aspectos de nossa vida.Por isso devemos dar importância e proporcionar aos nossos alunos momentos prazerosos com a matemática”.

Os portais educacionais são aqueles ambientes de apoio, de extensão das escolas, de colaboração no processo ensino-aprendizado. Eles têm a função de atender as necessidades de seus visitantes: resolvendo dúvidas, propondo idéias e atividades inovadoras. Estes portais devem primar pela qualidade de seus conteúdos e estarem em constante atualização. Um portal voltado para a Educação tem de se preocupar com o resultado de seu trabalho. Nenhum esforço será válido se não for para promover o aprendizado de seus jovens internautas. Seu comprometimento é com o difundir e estimular o conhecimento.
Um modelo bastante de Portal Educacional, que resume as características citadas acima: O Portal EducaRede, reúne uma série de atividades, que podem ser aplicadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

O EducaRede é um portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública e a outras instituições educativas.

O Portal tem conteúdos exclusivos, preparados por especialistas em diversas áreas, que apóiam educadores e estudantes na abordagem de temas atuais e desafiadores.
Disponível em:

Outro espaço bastante acessado no mundo virtual, é o Portal Educacional. Neste ambiente, verificaremos atividades para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio; atividades para Educadores, e dicas para os Pais. Trata-se de um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem com milhares de informações organizadas e avaliadas sobre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de recursos de administração escolar, comunicação entre usuários, assessorias, artigos, atualidades, entre outros, ao qual sua escola pode associar-se, tornando-se parceira no projeto.

Ao associar-se, a escola passa a ter sua própria homepage, onde pode disponibilizar conteúdos e serviços próprios, assim como conta com todos os conteúdos e serviços do Portal Educacional. Seus educadores podem desenvolver novos projetos; seus alunos podem fazer pesquisas infinitamente mais completas e trocar experiências educacionais com estudantes de todo o Brasil; e os pais podem participar da vida escolar de seus filhos.

Um modelo bem interessante que aborda sobre atividades de Educação Infantil, é o site Turma do Saber, com propostas, planos, atividades, vídeos, recursos em flash, dentre outros, que podem ser trabalhados em todas as séries do Ensino Fundamental; encontra-se no endereço: http://www.turmadochiquinho.com.br/

No endereço http://sitededicas.uol.com.br/ , encontraremos diversas atividades para Educação Infantil. Este é um modelo bem interessante de Site Educacional e como o próprio nome do site diz, são várias as dicas, muito proveitosas e riquíssimas.

O Portal Domínio Público, é uma biblioteca virtual, que constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos. Busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos. O material hospedado neste ambiente, pode ser utilizado em todas as séries iniciais do Ensino Fundamental, nas formas mais variadas possíveis.

Disponível em:

Outro modelo de biblioteca virtual, é a BVE - Biblioteca Virtual de Educação, que também é uma ferramenta de pesquisa de sítios educacionais, do Brasil e do exterior. É voltada a pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares. Os arquivos hospedados no site podem ser utilizados em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio.

Disponível em:

Pesquisadores: Breno, Regiane, Marta, Cléa, Valéria e Betânia.

Nenhum comentário: